Alunos do Colégio Machado de Assis, de Picos (PI), conhecem os benefícios da produção de energia fotovoltaica

fevereiro | 2020

Desenvolver o processo de aprendizagem atualmente é essencial para que o jovem cresça como um cidadão crítico na sociedade. Com essa forma de pensar, o Colégio Machado de Assis, de Picos (PI), reuniu os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental anos iniciais para desenvolver uma ação, cujo tema abrange a conversão de energia solar em energia elétrica.

O objetivo da ação é auxiliar os alunos na construção de conceitos teóricos sobre a transformação de energia fotovoltaica mostrando exemplos de aplicações desse tipo de energia no cotidiano, além das vantagens e as desvantagens dessa prática. O estudo proporcionou aos estudantes a verificação do potencial energético fotovoltaico utilizado no Brasil e no mundo.

Alunos do Colégio Machado de Assis durante ação

Para valorizar o processo de ensino-aprendizagem de forma lúdica, os professores Jefferson Oliveira, Vernilda Moura e Raniela Martins, juntamente com as coordenadoras pedagógicas Luiza Silva e Maria Rosileydy, organizaram uma visita dos alunos a uma empresa da cidade que trabalha com energia fotovoltaica. O objetivo era de apresentar pessoalmente a eles as placas de energético fotovoltaico. Após a demonstração do processo de transformação da energia solar, os estudantes se reuniram em uma roda com os professores para debaterem sobre o assunto e, por meio da criação de panfletos que contribuíram para a socialização da atividade, eles divulgaram os conhecimentos que adquiriram.

Alinhada à BNCC, a ação desenvolveu a competência da curiosidade intelectual, uma vez que os alunos investigaram causas, elaboraram e testaram hipóteses, formularam e resolveram problemas e inventaram soluções com base nos conhecimentos das diferentes áreas.

Texto: Danielle Rodrigues e Tatiany Bezerra.

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