Colégio Over Kids, de Natal (RN), desenvolve atividades experimentais sobre separação e misturas de matérias

março | 2020

O Colégio Over Kids, de Natal (RN), realizou, com os alunos do 4º ano, uma experiência em sala de aula sobre o processo de separação e misturas de matérias. Os experimentos aconteceram no 2º bimestre deste ano, proporcionando um aprendizado claro e eficiente, alcançando o objetivo de expandir o conhecimento por meio da prática.

Para que a atividade se tornasse possível, os alunos utilizaram alguns objetos que estavam especificados no material de Ciências, da Coleção Lendo o Mundo. Com a aquisição dos materiais, a professora Ubaney Fontes conduziu a aula prática, orientando os alunos que algumas experiências gerariam resultados imediatos e outras não, pois alguns métodos demorariam cerca de 10 minutos após a aplicação das misturas.

A experiência possibilitou aos alunos a identificação de transformações de diferentes matérias e o reconhecimento de recursos da natureza. Segundo a professora, os estudantes valorizaram bastante o trabalho, pois foi possível proporcionar um aprendizado satisfatório, uma vez que, por meio da prática, eles realizaram descobertas surpreendentes e compreenderam, com profundidade, os processos envolvidos na produção científica.

Para que o projeto se estendesse ao público, os alunos utilizaram a tecnologia digital para divulgar, em redes sociais, as suas experiências que foram fotografadas e expostas em sala de aula, com intuito de despertar a curiosidade de outras pessoas.

Alinhada à BNCC, a atividade desenvolveu a competência da curiosidade intelectual, pois os alunos recorreram à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, utilizando a tecnologia digital para as suas experiências.

Texto: Danielle Rodrigues e Tatiany Bezerra.

Autor do artigo

Veja também: