“Falando Sério” – Workshop aborda o problema da ansiedade

fevereiro | 2020

Proporcionar uma reflexão que colabore de forma preventiva intervindo com soluções apropriadas às necessidades psicológicas dos estudantes é um bom passo para contribuir no crescimento intelectual do aluno que deseja entender como fazer para melhorar tanto em seus estudos quanto em sua vida pessoal.

Dessa forma, o Colégio Evolução, de João Pessoa (PB), proporcionou a uma parte dos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais (8º e 9º ano) e aos do Ensino Médio (1ª a 3ª série) um workshop intitulado “Falando Sério”, para que refletissem e compreendessem as suas necessidades que foram levadas ao setor de Psicologia. O objetivo da ação é ampliar a interação entre aluno e educador.

Para que acontecesse de uma maneira descontraída e informativa, o evento foi realizado em um ambiente aconchegante e possibilitou melhor interação e entrosamento entre os participantes, diferenciando-se de palestra, na qual apenas o palestrante fala e os demais escutam. Antes do workshop, alguns encontros foram realizados pela diretora Cida Azevedo e pela supervisora pedagógica Ana Beatriz, com o intuito de discutir e refletir, juntamente aos atores institucionais, a possibilidade de concretizar uma proposta de intervenção sobre um dos seguintes temas: sexualidade, ansiedade, depressão, suicídio e drogas, que foram trazidos pelos alunos ao setor de Psicologia.

Alunos reunidos para discutir sobre ansiedade.

Após a etapa de discussão, foi proposto à escola trabalhar a temática da ansiedade, já que esta atinge milhões de pessoas nos dias de hoje. Para debater essa temática no workshop, o projeto contou com a ajuda da psicóloga Thays Rodrigues e dos professores convidados Sérgio Mala e Gerlane Amaral. No decorrer do evento, por meio de um trabalho psicoeducativo, ensinaram-se medidas de identificação de ansiedade, quais os sinais e os sintomas desta, e como lidar com a patologia no ambiente escolar, despertando, assim, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento das habilidades socioemocionais. Durante e depois do workshop, foi observado o interesse demonstrado pelos alunos sobre a relevância do problema da ansiedade, tema complexo debatido no evento.

Alinhado à BNCC, o workshop desenvolveu a competência conhecimento e cuidado de si, pois fez com que o aluno se conhecesse, apreciasse e cuidasse da sua saúde física e emocional, reconhecendo as próprias emoções e as dos outros, com autocrítica e capacidade para lidar com elas e com o grupo.

Texto: Danielle Rodrigues e Tatiany Bezerra.

Autor do artigo

Veja também: