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Colégio Educallis, de São Luís (MA), promove vivência em aula de campo para seus alunos
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Despertar a criatividade é sempre muito importante, principalmente quando o intuito é conscientizar os jovens a combaterem, de alguma maneira, o trabalho infantil.
Com base na seção +Atitude do livro de História do 9º ano da Coleção Asas, o Ideal Colégio e Curso, da cidade de Santo Antônio (RN), desenvolveu um projeto para produzir curtas-metragens que abordassem o tema sobre o combate à prática do trabalho infantil. O projeto ocorreu no primeiro bimestre deste ano e teve como objetivo de ensino explanar a importância sobre a conscientização desse tipo de prática ilegal.
O trabalho foi orientado pelo professor Wadson Oliveira, que ajudou os estudantes a desenvolverem estratégias para que a gravação fosse divulgada para além da sala de aula. De maneira descontraída, o professor conduziu o projeto em dois momentos: no primeiro, dividiu a turma em grupos com cinco ou seis integrantes, e cada grupo ficou responsável por coletar informações que retratassem as condições de vida das crianças no Brasil; no segundo, os alunos foram instigados a produzir um curta-metragem que explicasse o significado do trabalho infantil e incentivasse as pessoas a denunciarem esses abusos por meio do Disque 100.
Após a finalização dos trabalhos, os estudantes tomaram a iniciativa de publicar suas gravações para que o problema ganhasse mais visibilidade perante a sociedade. Por esse motivo, os projetos foram divulgados em redes sociais. Feitas as publicações, as gravações foram expostas em sala de aula para que, por meio das pesquisas, houvesse, entre os colegas, troca de informações sobre o que aprenderam ao pesquisar as estatísticas em que se enquadra o trabalho infantil no Brasil.
Dessa forma, os alunos tornaram-se protagonistas na busca do conhecimento. Segundo depoimentos dos jovens, o envolvimento deles foi tão ativo, que eles se preocuparam bastante com os danos físicos e psicológicos causados às crianças envolvidas no trabalho infantil. Confira o resultado
Alinhado à BNCC, o projeto desenvolveu a competência autogestão e projeto de vida, que diz respeito à valorização e à diversidade de saberes e vivências culturais e à apropriação de conhecimentos e experiências, e cultura digital, que é relacionada à utilização de tecnologias digitais para comunicação e disseminação de informações. Nesse projeto, desenvolveu-se, ainda, a habilidade socioemocional ligada à responsabilidade, uma vez que os alunos procuraram entender melhor o problema social e conscientizar outras pessoas.
Texto: Danielle Rodrigues e Tatiany Bezerra.